quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Atrativos de Bodocó




Bodocó é um município brasileiro do estado de Pernambuco

Serras



Chapada do Araripe

Localização: Bodocó

Descrição do atrativo:

Localizada no semi-árido nordestino, a Chapada do Araripe possui uma grande importância geológico-morfológica, econômica e social, tendo inclusive seu território definido como uma mesorregião pelo Ministério da Integração Nacional. A mesorregião da Chapada do Araripe compreende 103 municípios, sendo 25 municípios no estado do Ceará, 18 municípios no estado de Pernambuco e 60 municípios no estado do Piauí.

Possuindo uma área total de 76.654,3 km², a Chapada do Araripe divide-se nas seguintes partes:

Topo da Chapada - exige cuidados especiais, onde a irrigação não constitui uma solução viável por várias razões. A técnica adotada nesse espaço é “a lavoura seca”, com culturas pouco exigentes ou adaptadas a escassez de água (mandioca, andu, caju, abacaxi, gergelim, urucum etc).

Zona de Escarpa - considerada por lei área de preservação permanente – APP - comporta uma única exploração permitida: a apicultura.

Pé da Serra - nesta área estão as nascentes e os minadouros, cacimbas, rios, riachos e boqueirões, propícios a construção de pequenos reservatórios de água. Em suas várzeas e baixos situam-se mais os canaviais, com engenhos de rapadura e aguardente. A região também é produtora de feijão e milho e estão também as maiores fazendas dedicadas à pecuária. Pelo seu clima, pelo potencial hídrico, proximidade dos centros consumidores e por sua malha rodoviária, a zona é também vocacionada para a horticultura e fruticultura.

Vale salientar que o forte potencial econômico da chapada é bastante explorado por indústrias que muitas vezes não tomam o cuidado de zelar pelo desenvolvimento sustentável, donde as principais riquezas exploradas são as minas de gesso e calcário, além do extrativismo vegetal.

Fonte: Pesquisa em campo / Ibama




Pedras


Pedra do Claranã


Localização: Sítio Pé de Pedra

Acesso

Ponto de referência: sede do município

Vias de acesso: saída pela estrada do arapuã, seguir pela estrada da jibóia, perfazendo quatro km e seguir por mais 7,8 km

Transporte: auto passeio, carro de aluguel


Descrição do atrativo: 


Grande afloramento rochoso, bastante imponente, que apresenta uma caverna que já foi utilizada até como local para a realização de uma quadrilha junina. O local se destaca por sua beleza, sendo apontado pelos moradores locais e de municípios vizinhos como o principal atrativo da região. Na rocha tem-se cactáceas como quipá, xique-xique, além de bromeleáceas como caruá. Ao longo de toda a rocha tem-se também coco catolé, pau mocó, pau d´arco, tamburil, macaúba, cedro, entre outras árvores. Na parte superior da pedra, tem-se o caldeirão olho da pedra, local utilizado para banho. Uma vez subido a pedra, tem-se uma visão panorâmica de uma vasta depressão marcada pela vegetação de caatinga.




Mirantes

Mirante da Pedra do Claranã
Localização: Sítio Pé de Pedra
Acesso
Ponto de referência: sede do município
Distância: 11,8 km
Vias de acesso: saída pela estrada do Arapuã, seguir pela estrada da Jibóia, perfazendo 4 km, e seguir por mais 7,8 km

Descrição do atrativo:
O mirante está situado sobre um grande afloramento rochoso, bastante imponente, que apresenta uma caverna que já foi utilizada até como local para a realização de quadrilha junina. O local se destaca por sua beleza, sendo apontado pelos moradores locais e de municípios vizinhos como o principal atrativo da região. Pode-se observar ao longo de toda rocha cactáceas como cactáceas, quipá, xique-xique e bromeleáceas como caruá. Ainda tem-se coco catolé, pau mocó, pau d´arcotamburil, macaúba, cedro, frejor, entre outras espécies vegetais. Do alto, tem-se uma visão panorâmica de uma grande depressão marcada pela vegetação caatinga.





Rios/ riachos/ canais/ lagos/ lagoas/ caldeirões/ banhos

Caldeirão da Pedra da Jibóia

Localização: Sítio Jibóia

Ponto de referência: sede do município

Distância: 4 km

Vias de acesso: saindo pela estrada do Arapuã, estrada vicinal em bom estado de conservação, seguir pela estrada da jibóia até o atrativo.

Transporte: auto passeio / carro de aluguel


Descrição do atrativo:

Grande afloramento rochoso, com a presença de dezenas de caldeirões. No entorno e até sobre a rocha, tem-se uma vegetação rasteira e de caatinga onde se percebe espécies como xique-xique, mandacaru, facheiro, baraúna e pau d´arco. Têm-se também, compondo o quadro paisagístico, algumas construções rústicas feitas em tijolo batido.


Reservas florestais/ Estações ecológicas




APA da Chapada do Araripe

Localização: Bodocó

Descrição do atrativo:

Criada pelo decreto n° 148 de 04 de agosto de 1997, está localizada no coração

do Nordeste e abrange uma área de 1.063.000 hectares, sendo 47% no estado do Ceará (15 municípios), 36% no estado do Pernambuco (12 municípios) e 17% no estado do Piauí (11 municípios).

Possui uma superfície de 1.063.000 hectares e um perímetro de 2.658 km, englobando, em Pernambuco, os municípios de Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi, Exu, Santa Cruz, Bodocó, Cedro, Moreilândia, Granito, Serrita. Segundo o decreto, esta unidade foi criada para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção; garantir a conservação de remanescentes de mata aluvial, dos leitos naturais das águas pluviais e das reservas hídricas, garantir a proteção dos sítios cênicos, arqueológicos e paleontológicos do cretácio inferior, do Complexo do Araripe. Ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida das populações residentes na APA e no seu entorno são também seus propósitos. No que se refere à flora, a vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado. Em relação à fauna, é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do soldadinho-do-araripe.

Fonte: Pesquisa em campo / Ibama


Grutas, Cavernas, Furnas


Gruta da Pedra do Claranã

Localização: Sítio Pé de Pedra

Acesso

Ponto de referência: sede do município

Distância: 11,8 km

Vias de acesso: saída pela estrada do Arapuã, seguir pela estrada da Jibóia, perfazendo 4 km a seguir por mais 7,8 km.

Transporte: auto passeio, carro de aluguel


Descrição do atrativo:

Grande afloramento rochoso, bastante imponente, que em função de sua disposição sobre o solo apresenta uma caverna que já foi utilizada até como local de realização de quadrilha junina. Possuindo uma área de tamanho bastante considerável, a gruta possui algumas áreas de iluminação meio opaca, que se harmoniza com feixes de luz natural e que entram no local, formando uma bela ambiência. Vale salientar que a pedra é apontada pelos moradores locais e de municípios vizinhos como o principal atrativo da região.





Atrativos culturais:

Igrejas
Matriz de São José
Rua Padre Pedro modesto, S/N, Centro. CEP: 56.220-000
Acesso
Ponto de referência: atrativo urbano

Descrição do atrativo:
A igreja está situada no centro urbano, em meio a uma praça com canteiros de plantas ornamentais e palmeiras imperiais, na qual se destaca a imagem de um cristo redentor sobre o pedestal, compondo uma escultura que chega a uma altura de aproximadamente 4,5 m. A matriz é uma edificação em estilo eclético, inspirada ao gosto neogótico. Construída em nível mais elevado em relação à praça, seu acesso se dá através de pequena escadaria. A fachada principal apresenta uma única porta de acesso e acima dela, a torre central em quatro níveis: o penúltimo exibe um relógio, acima deste a imagem de São José, sendo todo o conjunto encimado por uma cruz. A porta em madeira apresenta entalhes com douramento.

 



Bibliotecas
Biblioteca Pública Videlina Gomes da Silva
Localização: Rua Cícero Bezerra, S/N, Centro. CEP: 56.220-000.

Descrição do atrativo:
Fundada nos finais da década de 90 do século passado, a biblioteca foi criada em homenagem à primeira professora da cidade de Bodocó. É constituída por amplo acervo de livros tais como literários, pedagógicos, acadêmicos, técnicos e enciclopédias para pesquisas gerais. O local disponibiliza uma área de lazer para leitura infanto-juvenil, a qual é ambientada com esteiras, almofadas e pinturas dos personagens de histórias infantis.

Artesãos
Tica Ferreira Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 57, Centro. CEP: 56.220-000
Principal produto: sandálias de palha
Local de ocorrência: Bodocó

Descrição do atrativo:
A artesã trabalha com peças em toras de madeira e sandálias personalizadas em palha, estopa, esteira, couro e napa. Há também peculiares peças das quais são utilizados materiais como: linha e sementes de plantas típicas da região.

Feiras e Mercados
Feira Livre
Local de ocorrência: Rua Nininha Lóes e Praça José Gomes de Sá.
Época/ Duração/ Periodicidade: toda segunda feira, das 5h às 16h.

Descrição do atrativo:
Todos os produtos estão dispostos em barracas, vários tabuleiros e produtos, dispostos no chão. A feira reúne várias espécies de produtos, tais como: frutas, verduras, cereais, legumes e doces artesanais. Existem também barracas onde são comercializadas plantas, ervas e raízes medicinais. Encontra-se, também, artigos de vestuário masculino, feminino e infantil. São vendidos utensílios domésticos em plástico, metal, vidro, barro, louça, além de ferramentas e peças de reposição. Trata-se de um interessante atrativo.

Festas populares e Religiosas

Festa de São JoséLocal de ocorrência: Igreja e entorno
Época/ Duração/ Periodicidade: março / 9 dias / anualmente

Descrição do atrativo:
Na festa ao padroeiro São José predominam as tradicionais cerimônias da religiosidade católica. Os festejos têm início com o hasteamento da bandeira com a imagem de São José, dando começo ao novenário. A procissão no dia 19 de março percorre as ruas centrais, retornando ao templo onde é celebrada a missa de Ação de Graças.

Praças/ Parques
Praça Pedro ModestoLocalização: Rua doutor João Pessoa, s/n, Centro. CEP: 56.220-000
Ponto de referência: atrativo urbano

Descrição do atrativo:
A praça está situada no centro da cidade, apresentando bom estado de conservação. É constituída por bancos em madeira e por canteiros dispostos de forma irregular, circundados por plantas ornamentais, tendo com predominância as palmeiras imperiais e bicos de ouro. Marcando o local, ergue-se a igreja Matriz de São José e à sua frente encontra-se erguida sobre um pedestal de alvenaria de tijolo, com aproximadamente 2,5 m de altura, uma imagem do cristo redentor de cerca de 2,0 m.





História
Bodocó foi o segundo distrito do município de Granito (Pernambuco), fundado no início do século XX por Antonio Peixoto de Barros. Em 1924, é elevado à categoria de primeiro distrito, assim, Granito deixa de ser sede e passa a ser distrito de Bodocó. Em 1934, com a extinção do distrito de Leopoldina, o território foi dividido entre Bodocó (então Granito), Salgueiro e Serrinha (hoje Serrita). Pelo decreto lei estadual nº92, de 31 de março de 1938, o município de Granito passa a se denominar Bodocó.

Curiosidades
A cidade é mencionada na canção "Coroné Antônio Bento", que integra o primeiro LP de Tim Maia, de 1970. A música conta a história do casamento da filha de um "coronel", que dispensa o sanfoneiro e chama um músico do Rio de Janeiro para animar a festa. A canção é de autoria de Luis Wanderley e João do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário