quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dormentes: Cidadezinha Maravilhosa


Dormentes é um município brasileiro do estado de Pernambuco.



História


O território onde hoje se localiza o município de Dormentes pertencia à Fazenda São João, no século XVIII. No início do século XX, um dos proprietários de terras na região era Francisco Coelho de Macedo. O distrito foi criado pela lei municipal nº 11, de 6 de novembro de 1963, subordinado ao município de Petrolina. A emancipação ocorreu pela lei estadual nº 10625, de 01-1991, desmembrado de Petrolina. A instalação do município deu-se em 1 de janeiro de 1993.
A área territorial sofreu acréscimo com a criação dos seguintes distritos:
  • Distrito de Alagoas, criado pela lei municipal nº 46, 16 de maio de 1994.
  • Distrito de Lagoa de Fora, criado pela lei municipal nº 48, de 17 de agosto de 1994.
  • Distrito de Monte Orebe, criado pela lei municipal nº 52, de 17 de agosto de 1994.
  • Distrito de Caatinga Grande, criado pela lei municipal nº 53, de 17 de agosto de 1994.
Topônimo
O topônimo do município origina-se de uma lenda local, segundo a qual havia um cavalo que vivia em terras do atual distrito de Santa Cruz que vivia fugindo para a beira de uma lagoa, onde permanecia deitado. O cavalo passou a ser chamado de dormente. A lagoa passou a ser assim denominada de dormente. Este nome passou ao povoado.


Aspectos fisiográficos

O município localiza-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. A vegetação é composta por caatinga hiperxerófila com trechos de floresta caducifólia.
O clima é tropical semiárido, com chuvas que se iniciam em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8 mm.

Economia

Em 2010, Dormentes possuía o maior rebanho ovino do estado de Pernambuco, quinto maior da Região Nordeste e décimo quarto maior do Brasil.

Festas

 CAPRISHOW, evento voltado à caprinovinocultura e envolvendo a participação de artistas diversos, é reazilado no último final de semana do mês de maio. O aniversário da cidade é comemorado no dia 1° de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário