quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Principais Pontos Turísticos NAZARÉ DA MATA: Região Mata / Litoral Norte


Atrativos


Além dos maracatus, o município tem belos engenhos que podem ser visitados, com imagens deslumbrantes, onde o sol se põe em meio ao canavial. Todos eles com uma igreja em ponto mais alto, completando a paisagem.




EVENTOS:


Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Nazaré da Mata é a Terra do Maracatu. A cidade possui 17 grupos e no período carnavalesco sedia o maior encontro de maracatus rurais do Estado. Na ocasião, mais de 50 grupos de brincantes participam da apresentação para milhares de visitantes. A praça principal enche-se de cores com os caboclos de lança e baianas, que vão às ruas em sincretismo religioso, para homenagear os orixás.

Não se sabe ao certo quando o maracatu rural passou a ser uma festa carnavalesca. Sua origem encontra-se nas senzalas dos engenhos de cana-de-açúcar de Pernambuco. Enquanto as festas aconteciam na casa-grande, os escravos também procuravam se divertir. E, com o passar do tempo, a brincadeira foi se popularizando em toda a Zona da Mata pernambucana.É em Nazaré da Mata que está o maracatu rural mais antigo do Estado, o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898 e sua sede permanece no mesmo lugar, no engenho do Cumbe, onde mora a viúva do fundador, Dona Joaninha. O caboclo de lança mais antigo de Pernambuco também é do Cambinda. Zé de Rosa veste-se de tradição todo carnaval e orgulha-se do posto. Ele mesmo faz sua própria gola, costurando lantejoula por lantejoula.


Nazaré da Mata não brilha só no Carnaval. O São João também é animado, com tudo que manda a tradição pernambucana: fogueiras, forró e comidas típicas. 




             Igreja Matriz de Nazaré da Mata foto por André Santiago


                      Sede da Revoltosa-Foto:Alexandre Santa Clara 


 Caboclo de Lança-Foto:Gigiama 
 Casarão- Foto: urtzimanzano 


                                            Festa de N.S.da Conceição-Foto:pazleo 
                                             Lago-Foto:urtzimanzano
                                         Parque dos Lanceiros- Foto: Emanuella Belém

Um comentário:

  1. Ola', gostaria de saber se o Engenho Cacicule' e' aberto para visitacoes, e como proceder para realizar a visita. Obrigado pela atencao.

    ResponderExcluir